Digestão & Metabolismo

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Referências:
-Mahan LK, Escott-Stump S. Krause: Alimentos, nutrição e dietoterapia. 12ª ed. São Paulo: Rocca;2010 
-Guyton AC, Hall JE. Tratado De Fisiologia Médica. 10ª ed. Rio de Janeiro . Guanabara Koogan, 2002
 
Digestão, absorção, transporte e excreção de nutrientes

A maioria dos nutrientes presentes nos alimentos deve ser quebrada em partes menores, não ligadas ou mais solúveis antes de poder ser absorvida pelo intestino. O sistema digestório é responsável pela redução dessas grandes partículas e moléculas em unidades menores, mais facilmente absorvidas e pela conversão de moléculas insolúveis em formas solúveis.
 


As principais funções do trato gastrointestinal (TGI) são:
·         Extrair os macronutrientes, proteínas, carboidratos, lipídios, água e etanol dos alimentos e bebidas ingeridos;
·         Absorver micronutrientes e elementos-traço necessários;
·         Funcionar como uma barreira física e imunlógica para microrganismos, corpos estranhos e possíveis antígenos consumidos pelo TGI.
Além dessas funções primárias, o TGI também participa de várias outras funções regulatórias, metabólicas e imunológicas que podem afetar o corpo inteiro.

Breve revisão dos processos de digestão e absorção

Na boca, a mastigação reduz o tamanho das partículas de alimentos, que são misturados com secreções salivares para então serem engolidos. Uma pequena quantidade de amido é degradada pela amilase salivar, mas sua contribuição para a digestão completa dos carboidratos é pequena.
Da boca, impulsionados pela língua, os alimentos seguem para a faringe e depois para o esôfago. Este órgão tem paredes musculares de cujas contrações resultam os movimentos peristálticos, que permitem aos alimentos movimentar-se em direção ao estômago.

Os alimentos passam do esôfago ao estômago através do esfíncter esofágico inferior, que tem a função de impedir o refluxo dos alimentos para o esôfago durante as contrações estomacais.
No estômago, o as secreções gástricas são misturadas com alimentos e bebidas. As secreções gástricas contêm ácido clorídrico (secretado pelas células parietais localizadas nas parededs do fundo e corpo do estômago), protease (pepsina), lipase gástrica, muco, fator intrínseco (glicoproteína que facilita a absorção de vitamina B12 no íleo) e o hormônio GI gastrina, formando o bolo alimentar ou quimo.  
 


Há digestão de pequena quantidade de lipídios e algumas proteínas tem a sua estrutura alterada ou são parcialmente digeridas em grandes peptídeos. No processo de digestão gástrica, a maioria dos alimentos se transformam em quimo semilíquido, contendo aproximadamente 50% de água. Quando o alimento atinge consistência e concentração apropriadas, o estômago permite que o seu conteúdo vá lentamente para o intestino delgado, passando pelo esfíncter pilórico, que, como o esfíncter esofágico inferior, impede o seu refluxo. A atividade desses esfíncteres pode ser afetada por alterações emocionais, alguns alimentos e reguladores gastrointestinais. A irritação por úlceras também pode alterar a atividades dessas estruturas.
O intestino delgado é o principal local para digestão de alimentos e nutrientes. Ele é dividido em duodeno, jejuno e íleo.
 


O duodeno tem cerca de 0,5m de comprimento, o jejuno, 2 a 3m; e o íleo, 3 a 4m. A maior parte dos processos digestivos é completada no duodeno e na parte superior do jejuno, e a absorção da maioria dos nutrientes está quase toda completa no momento em que o material chega ao meio do jejuno. O quimo ácido do estômago entra no duodeno, no qual é misturado com sucos duodenais e secreções pancreáticas e biliares. Como resultado da secreção de líquidos contendo bicarbonatos e diluição por outras secreções, o quimo ácido é neutralizado. A bile, que é predominantemente uma mistura de água, sais biliares e pequenas quantidades de colesterol, é secretada pelo fígado e pela vesícula biliar.


Os sais biliares tem como função facilitar a digestão e absorção de lipídios. O pâncreas secreta enzimas potentes capazes de digerir todos os principais nutrientes.


As principais enzimas secretadas pelo pâncreas que digerem lipídios são a lipase pancreática e a colipase. As enzimas proteolíticas incluem a tripsina e quimotripsina, carboxipeptidase, aminopeptidase, ribonuclease e desoxirribonuclease. A tripsina e a quimotripsina são secretadas em suas formas inativas e são ativadas pela enteroquinase (também conhecida como enteropeptidase), que é secretada quando o quimo entra em contato com a mucosa intestinal. A amilase pancreática serve para hidrolisar as grandes moléculas de amido em unidades de aproximadamente dois a seis açúcares. As enzimas que revestem a borda em escova das vilosidades degradam ainda mais as moléculas de carboidratos em monossacarídeos antes de serem absorvidas.

*Borda em escova: Microvilosidades que aumentam muito a área de superfície das células mucosas intestinais.

Quantidades variadas de amidos resistentes e a maioria das fibras dietéticas não são digeridas no intestino delgado e podem adicionar materiais fibrosos disponíveis para fermentação pelos micróbios do cólon. O conteúdo intestinal se move pelo intestino delgado em uma velocidades de 1cm por minuto, levando 3 a 8 horas para percorrer todo o intestino até a válvula íleocecal. Ao longo desse percurso, os substratos contunuam a ser digeridos e absorvidos. A válvula íleocecal, da mesma forma que a válvula pilórica, serve para limitar a quantidade de material intestinal que passa do intestino delgado para o cólon e impede ser retorno. Quando a válvula ileocecal está lesionada ou não-funcionante, há uma entrada segnificante de líquidos e substratos no cólon e maior probabilidade de supercrescimento microbiano no intestino delgado.
O intestino grosso é o local de absorção da água e sais remanescentes, fermentação bacteriana, síntese de pequenas quantidades de vitaminas, armazenamento e excreção. O intestino grosso tem aproximadamente 1,5m de comprimento e é composto pelo ceco, cólon e reto.
 


O muco secretado pela mucosa do intestino grosso protege a parede intestinal contra escoriação e atividade bacteriana e une as fezes.  A maior parte da água contida nos 500 a 1.000ml de quimo que entram no cólon a cada dia é absorvida, deixando 50 a 200ml para serem excretados nas fezes.
O conteúdo da cólon se move vagarosamente, a uma velocidade de 5cm/h, permitindo que alguns nutrientes remanescentes possam ser absorvidos. A defecação ou expulsão das fezes pelo reto e ânus, ocorre com frequência variável. Uma dieta que inclua frutas, vegetais e grãos integrais em abundância normalmente reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, leva a defecações mais frequentes e fezes com consistência mais pastosa.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
pro seu blog Creative Commons License
Scriptus Digitais por Chris Dantas Lima
| Copyright © Blog ativo Março/2012 - Todos os Direitos Reservados |

  © 2009

Back to TOP